Meu ansioso Coração...

MEU ANSIOSO CORAÇÃO | TEXTO 03 - 2º PASSO: PREOCUPAR-SE MENOS \ PREOCUPAÇÃO + ANSIEDADE = DESCONFIANÇA EM DEUS

01:35:00



Neste texto contém opiniões cristãs, conselhos cristãos, onde descrevo a minha opinião e entendimento sobre o assunto, reconheço que TODA é uma doença que precisa ser tratada por profissionais da área de saúde, portanto no texto estão opiniões sobre o que eu acredito e o que está me ajudando a vencer uma fase de ansiedade em minha vida com base no livro: “Acalma o meu ansioso coração” da Linda Dillow e baseado na bíblia, se você não concordar sobre e ou com o texto, por favor, não faça discursos de ódio ou críticas negativas, convido você a bater um papo comigo e me ensinar mais sobre o assunto e sobre o seu ponto de vista. 

  Lançai sobre ele toda a sua ansiedade, e ele cuidará de você!


Iniciarei este texto lhe fazendo uma pergunta. Você confia em Deus? Você acredita que Deus pode tudo? Então porque está preocupado?

Confesso que a preocupação é algo recorrente em minha vida, não existe um momento do meu dia a dia em que eu esteja tranquila sem nenhuma preocupação. Mas o que é a preocupação? A palavra preocupação é derivada do latim Preocupatio-onis, e significa, Prevenção, opinião antecipada ou a primeira impressão que uma coisa fez no ânimo de alguém. Ideia fixa e antecipada que perturba o espírito a ponto de produzir sofrimento moral.


Gosto de dizer que o significado é PRÉ OCUPAÇÃO da mente, onde utilizamos de coisas que ainda não aconteceram e que “poderão” acontecer, mas já sofremos com isso antes de tudo. No significado a primeira palavra que vemos é “PREVENÇÃO”, mas ela vai, além disso, é bom se prevenir de algo, porém as coisas começam a piorar quando estamos querendo nos prevenir em tudo. Ficar o tempo todo pensando em como alguma coisa vai ser, quando vou casar, quando vou arrumar um emprego, como serei na prova, preocupar-se com tudo é algo ruim. Você já observou como você fica quando está preocupado? Fiz essa pergunta em meu facebook e pedi para alguns amigos responderem e olha só o resultado. 




Perceba que a preocupação só traz sentimentos ruins, ações ruins para o nosso corpo, inclusive muitas pessoas sofrem com problemas cardíacos e infartos porque andam muito preocupados com tudo, com a vida e como não se preocupar? Vivemos num mundo em que se você não tem algo, você não consegue algo. Você precisa ser alguém, ter muitos amigos, ser sociável, ter um bom celular, uma boa faculdade, ser extremamente bonito (a), cabelos maravilhosos, você precisa se encaixar nos estereótipos criados pela sociedade para ser alguém na vida e isso deixa muita gente, nos deixa extremamente preocupados com o dia de amanhã com os próximos seis meses etc. Mas o que Jesus nos diz sobre isso?

Em Mateus 6: 25-34 lemos;


Se observarmos estes versículos percebemos que em vários momentos Deus nos diz para não nos preocuparmos. Se procuramos na bíblia quantas vezes cristo nos diz para não nos preocuparmos ou que ele estaria para nos ajudar percebemos que existem vários versículos, com uma simples pesquisa eu encontrei estes.



Percebemos que na maioria dos versículos cristo nos diz para não nos preocuparmos, ou percebemos que a preocupação não leva a nada e que Deus sempre estará do nosso lado para prover em nossa vida, não precisamos ficar ansiosos, preocupados com o que vamos comer, vestir, porque ele proverá, porque ele irá mudar a nossa situação a nossa sorte.

Então eu lhe pergunto, diante de todos estes versículos e que tenho certeza que existem muito mais, e sabendo que Deus nos promete prover em nossas vidas e nos dar tudo, porque nos preocupamos tanto? "NÃO CONFIAMOS EM DEUS” forte não é? Se você é uma pessoa ansiosa, extremamente preocupada, você não confia em Deus, você não acredita que ele é o seu criador e que ele tudo pode, tudo vê e tudo provê. Se você não acredita nele, então você é um pecador, não confiar em Deus é o mesmo que acreditar que ele pode tudo, e duvidar disso mesmo inconsciente é pecado.

No livro “Acalma o meu ansioso coração” Linda Dillow diz que: "Quando nos preocupamos estamos dizendo: “ Deus não pode”, caminhar em preocupação é não caminhar com fé". (Dillow, Pág. 127) ela diz ainda que “Devemos superar esta doença do “Deus não pode, não confiamos em Deus quando nos preocupamos. Nossas orações não tem resposta quando nos preocupamos, pois não estamos confiando"

 Não ter fé em Deus é crer que ele não pode suprir nossas necessidades, que ele não pode nos ajudar a encontrar um emprego, casar, etc. Precisamos aprender a entregar realmente as nossas vidas a Deus e quando as preocupações vierem devemos orar e entrega-las novamente. Bishop Fulton J. Sheen (in Dillow, 2011) diz que: “Toda preocupação é ateísmo, porque é uma falta de confiança em Deus”.

Na bíblia Pedro é um exemplo da preocupação, Pedro estava preocupado, estava com medo que Jesus não pudesse o fazer andar sobre as águas, e Pedro também vivia ansioso quando Jesus estava prestes a morrer ele estava preocupado, queria saber quem trairia a Jesus. Mas depois foi este Pedro que disse aos outros para Lançar sobre Deus as suas preocupações.

Na página 135, Dillow transcreve as palavras do escritor Kenneth Wuest onde ele diz “Deus nos ordena a parar de nos preocupar com qualquer coisa". 

Deus nos diz que irá nos ajudar, afinal se ele cuida de tudo no universo porque não cuidaria de nós que somos sua imagem e semelhança?

Convido você à juntar-se comigo nessa caminhada rumo à confiança em Deus. Ore e peça a Deus para que ele te ajude a confiar nele. Caso precise de uma ajuda faça essa oração.

“Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome, senhor eu ando muito preocupada (o) ultimamente e sinto que estou perdendo a paz que só o senhor pode me dar, peço-te Jesus que me ensine a crer que tu és o Deus poderoso e que tú, só tu podes me ajudar, por isso eu te peço senhor, me ajude a confiar em ti, a esperar o teu tempo e a confiar que o senhor tem o melhor para mim, e que irá prover em minha vida em tudo o que eu precisar, me ajude a orar e suplicar pelo teu auxílio em momentos em que eu estiver prestes a me desesperar o ficar ansioso com o dia de amanhã que somente a ti pertence. Assim eu oro e te peço, amém”. 

Se além da oração você precisar de mais uma ajuda eu aperfeiçoei uma das ideias do livro da Linda Dillow, no livro ela criou a caixa das preocupações onde ela escrevia num papel o que a estava preocupando, orava e colocava dentro da caixa e depois de um tempo ela abria a caixa lia os papeis que estavam ali, olhava o que Deus tinha respondido, orava agradecendo e os que ainda não tivessem sido solucionados ela orava e mais uma vez entregava a Deus e deixava dentro das caixinhas. Eu aperfeiçoei porque troquei a caixa por um envelope, se você quiser pode fazer isso também, que tal fazer um teste?

Que Deus possa estar nos auxiliando nessa jornada rumo a confiança nele.
Um abraço e até o próximo texto. 



Você pode gostar também

0 comentários

Conheça nossa Fanpage